Rastreadores ou Sabujos, são os cães que possuem o melhor olfato do mundo canino, como o nome diz, são usados para rastrear alguma coisa, seja um animal, ou um lote de drogas.
O sentido mais famoso dos cachorros é o olfato, esse sentido é tão aguçado que cães rastreadores são muito utilizados hoje em dia nas mais diversas funções ao redor do mundo. As raças mais famosas pelo seu faro são as raças de cães sabujos, outra raça que também é famosa pelo seu olfato apurado é o cão lobo tchecoslovaco.
Os cães rastreadores são aqueles treinados para encontrar algo ou alguém seguindo seu rastro de odor. Cães como estes são treinados e utilizados em todo o mundo como auxiliares de segurança e para encontrar pessoas perdidas. Eles buscam pessoas fugindo da polícia, pessoas e animais perdidos, drogas e outros produtos e já foram largamente utilizados em guerras para descobrir a localização tropas inimigas.
Uma outra utilização dos cães rastreadores na história foi a de buscar escravos fugitivos das fazendas. Estes cães eram treinados para localizar e matar os escravos fugitivos. Uma outra utilização cruel dos cães rastreadores foi, durante a invasão dos territórios indígenas da América pelos espanhóis, a de localizar e matar os nativos. Diz-se que na atual República Dominicana milhares de indígenas foram derrotados por uma tropa de 150 soldados de infantaria, 30 cavaleiros e 20 cães rastreadores.
Bloodhound - um dos melhores focinhos do mundo canino. |
Atualmente estes cães farejam explosivos, drogas, produtos inflamáveis e até alimentos (não se pode levar alimentos de um país para outro sem autorização para evitar a introdução de pragas epidemias ou quaisquer doenças que possam ser levados por alimentos escondidos em malas, especialmente frutas e vegetais) uma das raças mais utilizadas para farejar alimentos é o beagle, na África do Sul está sendo utilizada uma cadela border collie para farejar contrabandistas de um certo molusco que produz madrepérola.
Embora os sabujos, como o bloodhound, tenham um olfato mais apurado, estes cães são normalmente mais independentes e mais difíceis de adestrar. Por isso as raças mais comuns utilizadas nas funções que exigem um treinamento mais rigoroso, como cães policiais e de alfândega, são os pastores alemães e labradores. Atualmente está se utilizando também o cão lobo tchecoslovaco em alguns países.
Cão rastreador em acão. |
Dentre as diversas utilidades dos rastreadores poderiam também estar incluídos os cães farejadores de trufas que hoje estão sendo utilizados em substituição aos tradicionais porcos farejadores de trufas na Europa (Trufa é uma espécie de fungo muito valorizado como iguaria fina, que cresce em certas regiões da Europa).
Para ilustrar melhor a qualidade do olfato de um sabujo, pense na seguinte situação.
Um ser humano entra na casa e sente cheiro de sopa; Um sabujo, a chegar próximo a casa sente o cheiro de todos os ingredientes que estão na sopa, e pode identificá -los individualmente.
As raças de cães rastreadores são:
Cão Anglo-Francês
Cão do Ariège
Basset artesiano normando
Basset Hound
Basset alemão da Vestfália ou Dachbracke
Beagle
Beagle Harrier
Azul da Gasconha
Braco alemão
Braco austríaco de pêlo liso
Braco polonês
Braco tirolês
Sabujo espanhol
Sabujo finlandês
Sabujo de Halden ou Halden stovare
Foxhound sueco ou Sabujo de Hamilton ou Hamilton stovare
Sabujo de hygen
Sabujo da Istria
Sabujo italiano
Dunker norueguês
Sabujo de Posavatz
Sabujo de Schiller ou Schiller stovare
Sabujo eslovaco
Sabujo de Smaland ou Smaland Stovare
Sabujo suíço
Sabujo da Transilvânia
Sabujo iugoslavo
Cão de Artois
Cão de Lontra ou Otterhound
Cão de santo Humberto ou Bloodhound
Coonhound
Drever ou Basset sueco
Fulvo da Bretanha
Foxhound americano
Foxhound inglês
Francês
Gascão Saintongeois
Grifo nivernal
Grifo da Vendéia
Harrier
Poitevin
Porcelana