26 de out. de 2011

Obesidade em cães e gatos

Por favor, nos ajudem! Acho que precisamos emagrecer !!!


     Segundo levantamento da Associação Médica Veterinária Americana, 40 % dos cães dos Estados Unidos carregam quilos extras. No Brasil, a estimativa é que 30% dos cães e 25% dos gatos sejam obesos. Deixar o gato ficar obeso pode dar prisão no Reino Unido, já foram criadas leis para isso.
     Assim como acontece conosco, a obesidade em animais também é considerada uma doença, pois causa diversos problemas à saúde dos pets, como por exemplo: diabetes, hipertensão e problemas nas articulações, além de câncer e outros males. Há também os males psicológicos como o estresse, frustação e a agressividade, esses últimos, no caso de cães podem até sobrar para os donos, seus objetos e casa. Como por exemplo chegar em casa e encontrar objetos destruídos, portas e batentes mordidos, caminhas e tecidos rasgados e etc.
     Os donos são os principais culpados pela obesidade dos seus bichos. Uma pesquisa feita na Inglaterra indica que as pessoas que comem demais e se exercitam pouco costumam ter animais de estimação acima do pêso. Não devemos exagerar nos petiscos e nos alimentos humanos. Uma grande parte das pessoas residem em apartamentos e, trabalham o dia todo e não tem tempo necessário para brincar com seus pets. Como forma de recompensa muitos donos compram petiscos diversos o que agrava ainda mais a obesidade dos animais.
     Devemos brincar e caminhar diariamente com nossos pets pelo menos por 30 minutos, independente da raça ou porte. Isso faz bem para eles e para nós também. Passei com seu cão de forma equilibrada estabelecendo a sua liderança, isso torna-se um exercício físico e psicológico para ele.
     Se você  trabalha o dia todo e chega muito cansado(a), intercale: passeios pelas ruas em alguns dias da semana e em outros dias coloque seus pet para andar na esteira ergométrica, com certeza ele vai gostar. Não é porque temos um quintal grande que o cão não precisa se exercitar. Os animais necessitam de exercícios assim como nós, para terem boa saúde física e psicológica. Se não houver possibilidade de você passear com seu pet, existem pessoas qualificadas que você pode contratar para passearem com eles.
     No caso dos gatos estimule-os também a queimar as gordurinhas, independente da raça, fazendo com que eles brinquem com arranhadores, brinquedos, com outros animais e até com brinquedos próprios para gatos se exercitarem como as rodas de gatos, aquelas parecidas com as que os hamster usam, só que bem maiores.
    Não se esqueça, se perceber que seu animal de estimação apresenta ganho de pêso, leve a um veterinário e descubra o tratamento adequado.
    Como diz Cesar Millan : " O seu cão precisa de exercício, disciplina e afeto", nesta ordem.
Olha como estou em forma !!!



                  

                                                                                                                        Katheryne Soares