A Arara-azul-grande pertence a ordem Psittaciforme e a família Psittacidae, sendo a maior Arara do mundo.Chega a medir 1 metro de comprimento, pesar de 1 a 2 kg. e a força de seu bico pode chegar a 1 tonelada.
Sua coloração é de um azul intenso com diferentes tonalidades. A base do bico e anel ocular são de cor amarela, as partes internas das asas e rabo são negras.
Sua reprodução ocorre entre os meses de Novembro a Janeiro e a gestação dura 30 dias e nascem cerca de 2 filhotes. Vivem de 30 a 40 anos.
São encontradas no Brasil nos estados do Pará, Piauí, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, e a maior população se encontra em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Seu habitat são as áreas de cerrado, mata ciliares e buritizais. Vivem em pares ou em pequenos grupos. Alimentam-se de sementes e frutos, principalmente de palmeiras, como o acurí e bocaiúva.
Atualmente existem cerca de 4.000 Arara-azul-grande vivendo no Nordeste brasileiro. Essa espécie esta ameaçada de extinção devido a caça ilegal para o tráfico de animais, e também devido ao desmatamento que dificultam a formação dos ninhos.
Alfredo Carvalho