15 de jun. de 2011

Um novo membro da família

A primeira coisa que devemos fazer quando pensamos em trazer um filhote para casa, é ter certeza que todos os moradores estão dispostos e/ou aceitaram o novo membro da familia, isso tornará o convívio mais harmonioso...

Após escolhermos nosso novo mascote, devemos, antes de traze-lo para casa, preparar um local limpo e aconchegante para ele descansar, um espaço para ele fazer suas necessidades, e  também preparar comida e água para deixar a sua disposição.

Se decidimos trazer um cão, precisamos saber que gastaremos com a vacinação, castração, comida, cama, brinquedos, etc.

Se a escolha for de um gato, devemos além disso comprar areia e uma caixinha sanitária.

Tanto o cão como o gato, gastam em média o mesmo valor mensal, pois o cão, apesar de não precisar de caixinha de areia, come mais, isso eqilibra os valores.

A castração é extremamente imporante, tanto para cães como para gatos, pois além de evitar filhotes indesejados, torna os animais mais dóceis e menos propensos a contrair câncer.

Outro fator importante, é providenciar a primeira dose de vermífugo e de vacina, para ter certeza de que o filhote crescera suadavel.


OS GASTOS COM CÃES E GATOS SÃO PROPORCIONAIS


COM OS MORADORES:

É importante que o animal seja desde cedo apresentado a todos os habitantes da casa, tanto  humanos  como animais, dessa forma, a socialização do filhote será mais fácil.

Se você já tiver outros animais ( seja da mesma espécie, ou seja de outra), é importante mostrar aos mais velhos, que o filhote agora faz parte da família, e deve ser respeitado como tal.

Muitas pessoas acreditam que animais adultos não aceitam novos filhotes. Isso não é verdade, desde que o dono assuma que o novo animal faz parte da familia, os demais terão de se render, independentemente da espécie, raça ou idade. Se os humanos forem os líderes do bando, os demais irão seguir suas ordens sem mais problemas.



A PRIMEIRA NOITE:


Todo filhote sentirá medo e falta de sua mãe nos primeiros dias na casa nova, principalmente à noite, quando são deixados sozinhos para dormir.

O Choro costuma cessar após algumas noites, porém existem algumas táticas para fazer o filhote chorar menos. ( Essas táticas são boas para pessoas que têm problems com vizinhos ou precisam dormir bem para acordar cedo.


  • O local do filhote dormir deve ser bem aquecido e sem corrente de ar;
  • Coloque uma garrafa com água quente enrolada em uma toalha, dentro da cama do filhote.( Representará o calor do corpo da mãe);
  • Se tiver um bichinho de pelúcia para deixar com ele, será bom, pois ele não se sentirá tão solitário.
  • Deixe um relógio "tic- tac" no local.(O som do relogio lembra o do coração da mãe e embala o sono);
  • Proporcone agua para ele beber.

Essas dicas servem para ajudar a evitar os choros, porém nem sempre funcionam.  O mais importante, é o dono ter paciência e saber que depois de uns dias, o choro irá parar.

Não é recomendavel deixar o filhote dormir conosco na cama, pois ele nunca aprenderá  a ficar sozinho e pode desenvolver ansiedade da separação.



Conclusão:


Embora existam vários pré - requisitos importantes  que devemos cumprir antes de adotar ou comprar um mascote, devemos ter conciência que o mais importante é estar disposto a amar e educar o animal, pois eles não são enfeites, e sim seres vivos com sentimentos, que merecem nosso respeito.



                                  DEVEMOS PROPORCIONAR AO FILHOTE,
                                       UMA INFÂNCIA SAUDÁVEL.








Victor Soares