17 de jan. de 2013

Princípios da psicologia canina

* Os cães vêm ao mundo usando o focinho em primeiro lugar, depois os olhos e então os ouvidos.
   O olfato é o sentido mais apurado deles. No caso desses animais, “ Só acredito vendo ’’  pode ser traduzido como  “ Só acredito cheirando ’’ . Por isso, nem perca seu tempo gritando com eles – é na energia e no cheiro que prestam atenção, e não nas palavras.
* Os cães se comunicam uns com os outros ( e com outros animais ) o tempo todo usando o cheiro, a linguagem corporal e a energia. Também se comunicam com você o tempo todo, mesmo que você não perceba os sinais que está enviando. Você não pode mentir para um cachorro a respeito do que está sentindo.
* Os cães têm uma arraigada mentalidade de matilha.  Se você não lhes impuser sua liderança, eles tentarão compensar demonstrando comportamento instável ou dominante.
* Os cães nunca “ pensam que são humanos ’’, como muitos donos gostam de imaginar. São excepcionalmente felizes sendo apenas cães. Se você diz ás pessoas que seu cachorro acha que é uma pessoa, é provável que ele saiba que é seu líder.
No mundo canino, ou você é estável ou é instável; ou é um líder ou é um seguidor.
* O “ objetivo ’’ natural do cão é se conectar, viver em harmonia e equilíbrio, em sintonia com a Mãe Natureza.
* Os cães vivem o momento. Não pensam sobre o passado nem se preocupam com o futuro. Por isso, conseguem abandonar um comportamento instável com bastante rapidez – se você permitir. ’’
Os cães nunca “ pensam que são humanos ’’ 


(De Cesar Millan em Cães educados, donos felizes )
Katheryne Soares