23 de jan. de 2013

CARRAPATOS

Carrapatos são parasitas externos,  artrópodes ( parente da aranha), que se alimentam de sangue do hospedeiro, portanto, cuidado, pois ele anda em paredes e, por isso consegue chegar a diversos lugares.

Uma estudo provou que, se uma casa da vizinhança possui uma população de carrapatos, devido á sua facilidade de locomoção, logo todas as casas da rua estarão infectadas.
Os carrapatos, dependendo da fase do ciclo de vida em que se encontram, podem viver tanto na superfície da pele do cão como no ambiente.
Geralmente, hospedam-se em animais domésticos, silvestres e, inclusive no homem.
                                 
Os carrapatos podem estar no solo, como por exemplo, locais com vegetação (gramados) e também nas frestas de parede  sempre à espera de um hospedeiro. Quando percebe a passagem de um hospedeiro, dirige-se para ele, “passeando”  pelo seu corpo até encontrar um lugar seguro, como o pescoço ou a cabeça, onde o cão não o possa arrancar. Logo após, o carrapato introduz o seu aparelho sugador na pele, e durante horas , alimenta-se do sangue do hospedeiro. Após a alimentação de sangue, desprende-se voluntariamente e cai no solo para continuar o seu ciclo.
Os carrapatos são prejudiciais para os animais e para os homens porque provocam doenças ou lesões no hospedeiro:

* Por causa da grande quantidade ingerida de sangue, o hospedeiro acaba ficando com anemia  e em estado de fraqueza.
* Transmissão de outras doenças causadas por protozoários, bactérias e vírus.
* Lesões na pele causada pela ação das suas peças bucais.
* Efeitos tóxicos, pois a saliva do carrapato contém toxinas que podem causar paralisia.

Cada espécie de carrapato podem transmitir uma ou mais doenças como:
- Babesiose, Barreliose ou doença de Lyme, Ehrlichiose e Febre Maculosa.
A época mais favorável para o aumento das infestações por carrapatos pode estender-se desde a Primavera até o Outono.

Como evitar que seu pet não venha a ter carrapatos?
- É fácil , existem no mercado diversos produtos indicados para o controle do carrapato: produtos para o banho com efeito imediato; produtos para aplicação no dorso do animal  com efeito prolongado e as coleiras antiparasitárias. Verifique com seu veterinário.
A pulverização do ambiente onde vive o animal também é recomendada pelos veterinários. Repita essas estratégias conforme o indicado no produto ou por seu veterinário e mantenha você e seus animais livres dessa praga.

Ufa! Estou livre de carrapatos



Katheryne Soares