13 de set. de 2011

Queda de pêlos em cães

 

As quedas de pêlo podem ocorrer por várias razões. Pode ser fisiológica ou patológica (alopecia).

Fisiológica: Quando ocorrem por envelhecimento do próprio pêlo, ele cai para ser em seguida substituído po outros. Essa queda ocorre em geral na primavera e no outono e é generalizada.

O primeiro período começa com a chegada da primavera, é o chamado período da muda da primavera, é a pelagem de verão.

O segundo período inicia-se com o outono, é o chamado período da muda do outono, dando lugar a formação da pelagem de inverno.

Patológica: É a queda anormal que tem várias causas como por exemplo, doenças do próprio pêlo ou da pele do cão, que podem ser micoses, sarnas, eczemas, enfim uma variedade enorme de causas diretas no pêlo.

A queda de pêlos também pode ocorrer de causas indiretas, por doenças nutricionais ou mesmo infecções. Entre as doenças nutricionais podemos citar a simples Avitaminose A. Se essa vitamina está faltando ou esta em quantidade insuficiente na alimentação do seu pet, (essa vitamina é chamada de protetora dos epitélios) poderá haver perda de seu brilho e resistência, culminando até por sua queda.

A falta de determinados sais minerais e de aminoácidos na alimentação podem também influenciar na queda dos pêlos.

As infecções também podem ser uma das causas.

Em vista desses diferentes fatores, observe a pelagem de seu cão: Se a queda for localizada, formando "ilhas" sem pêlos, isto requer tratamento imediato, sendo em geral causada por parasitas ( fungos, sarna, etc). Procure seu veterinário para diagnóstico e medicação.

Existe também, um quadro mórbido chamado de Alopécia Areata, cuja causa é nervosa, ocorrendo queda localizada de pêlos.

Deve ser observado se concomitantemente à queda de pêlos existe coceira, por ser este um importante sintoma complementar para diagnóstico, além de rubor na pele (avermelhamento) ou mesmo inflamações nessas áreas da pele. Para saber se a pele está inflamada coloque sua mão para sentir se há calor anormal nessa área sem pêlo, pois a inflamação se faz sempre acompanhar de três sinais importantes: dor, calor e rubor.

Recomenda-se:

Escovação com regularidade: escove contra os fios, para tirar os pêlos mortos; depois escove no sentido normal, para dar brilho.

Escolha uma ração de qualidade.

Banhos também são bem vindos, pelo menos a cada quinze dias.

Consulte seu veterinário se perceber alguma anormalidade.

Se possível cubra seus estofados com tecidos, laváveis especialmente durante a primavera e no outono, quando a queda de pêlos é mais acentuada.  

 

Ester S.