3 de set. de 2011

Otite

Otite é uma inflamação no órgão da audição do cão, que pode ocorrer em várias partes: O Ouvido Externo, ouvido médio e ouvido interno, todos esses canais são interligados entre si.



OUVIDO EXTERNO -  Parte extrena do ouvido (Orelha, canal externo e tímpano)
OUVIDO MÉDIO -     Centro do ouvido     ( Martelo, Bigorna , estribo e trompas de Eustáquio)
OUVIDO INTERNO-  Parte mais delicada   ( Canais Semi - circulares,  Cóclea  e nervo acústico).

Causa

A gravidade da Otite, depende da área afetada, sendo a externa a menos grave e a interna a pior.
A otite pode ser causada por fungos e germes que penetram no ouvido do animal e causam aí uma infecção, normalmente, essa doença é contraída através da água, que por algum motivo penetra na orelha do animal (Seja em uma piscina ou no banho).

Prevenção

Em primeiro lugar é necessario manter as orelhas dos animais sempre limpas e secas, para assim evitar a proliferação de germes e fungos.
Durante os banhos, deve-se tomar cuidado para não deixar água entrar na orelha (Coloque um tufo de algodão dentro delas)
Além disso é importante tratar rapidamente qualquer problema de garganta, pois em alguns casos, os germes podem subir para o ouvido.

Cães com orelhas caídas têm mais predisposição para contrair otite, pois o ar não circula por seus ouvidos.

Sintomas

O sintoma mais evidente é o ato do mesmo coçar com as patas tal região da cabeça, ou então sacudir frequentemente a cabeça. Mais evidente, quando ocorrer secreção purulenta pela orelha, o que denota a infecção já estar ali instalada e latente, e quando a otite é unilateral (apenas um dos ouvidos ), o ato do cão manter a cabeça inclinada para esse lado inflamado. 

Tratamento 

Muitas vezes o simples ato de proceder à limpeza dos ouvidos, quando a otite é apenas externa, é suficiente para sanar o mal . Porém, quando a infecção já atingiu o ouvido médio ou o interno, é necessário um tratamento mais especializado que só pode ser indicado corretamente por um veterinário, podendo ser necessário, inclusive, a administração de antíbioticos por via parenteral ou oral , e mesmo nebulizações da garganta com medicação apropriada. Nessa caso, a recomendação, é procure um veterinário competente.
Apenas uma recomendação final: Nada de pânicos em caso de otites! Tenha em mente que o próprio organismo animal têm meios de defesa eficientes, como os gânglios linfáticos situados na garganta , e mesmo as tonsilas (amigdalas) que os cães tambem têm, que se prestam na garganta para esse objetivo. Já no ouvido externo (orelha + canal auditivo externo e tímpano ) o único meio de defesa é o próprio tímpano. Porém, quando este se encontrar fenestrado (rompido ) por alguma causa traumática ou infecciosa anterior, será ineficiente para impedir a entrada de germes. Nesse caso, só o cuidado prevenindo a entrada de germes patogênicos, através do exterior, poderá impedir que se instale uma otite .
Cuide de seu animal como cuida de si mesmo : com cuidado e atenção, tanto quanto seu asseio quanto sua alimentação, e propriciando ao mesmo exercícios físicos e carinho. Nada alem disso.

Derick Soares