8 de set. de 2011

Animais em extinção


Panda Gigante
Os pandas gigantes vivem nas florestas das regiões montanhosas do sudeste da China. Vivem em cavernas e no oco das árvores. Apesar de serem carnívoros, da família Ursidae, alimentam-se principalmente de folhas e brotos de bambu. Comem também alguns insetos e ovos como fonte de proteínas.



Possuem um comportamento dócil, tranquilo e tímido. São raros os casos em que um urso panda atacou um ser humano.
Tem o tamanho de 1,5 m de altura e pesa até 160 kg.
O urso panda tem como principal característica ser solitário passando a maior parte do tempo comendo bambus, sua pelagem consiste nas cores preto e branco. As patas do panda possuem cinco dedos.
O panda é o nome comum que se aplica à duas espécies: o panda pequeno também chamado de panda vermelho, e o urso panda gigante. Sua aparência frágil tornou o panda gigante em um dos animais mais queridos por todos.
Tem o corpo maciço, cabeça larga e orelhas grandes e arredondadas. A cauda é muito curta e as plantas do pés são peludas.
A época da reprodução se dá na primavera, a gestação é em média de 135 dias, normalmente nascem um ou dois filhotes pesando, aproximadamente, 2 kg . O intervalo entre as ninhadas é de dois anos ou mais. Somente 10 % dos pandas em cativeiro conseguem cruzar naturalmente. Apenas 30 % das fêmeas engravidam.
Em média os pandas vivem 12 anos.
Hoje existem apenas 1.000 desses animais no mundo, vivendo em reservas florestais ou cativeiros.
A devastação das florestas asiáticas, a lenta reprodução do bambu, a caça voraz e sua capacidade mínima de procriar em cativeiro colocaram o panda sob sério risco de extinção.
Você sabia que o panda é um bom nadador?
Quando ele não encontra bambu  exibe sua qualidade de nadador, capturando peixes para comer.
Os ursos panda são protegidos por Lei para evitar sua extinção.      
Panda Vermelho
Alfredo Carvalho