29 de ago. de 2011

Mochila para cães

Muitas vezes, quando estou caminhando com meus cães, as pessoas me param e perguntam:
Por que seu cão está levando essa mochila ?
O que tem aí dentro?
Por isso, decidi escrever esse post exclusivo do nosso blog, sobre a "mochila para cães"; para que servem, onde comprar, etc...



HISTÓRIA

       As Mochilas para cães  foram desenvolvidas por pessoas que faziam trilhas com seus cães, e colocavam no animal algo para que ele carregasse e ajudasse no trabalho.
      Todo ser humano já usou uma mochila, e sabe que ela é a melhor forma de carregar peso sem prejudicar a coluna. Nos cães, a mochila também  foi desenvolvida de forma que não machuque a coluna vertebral do animal. 
      A mochila canina é muito parecida com a mochila dos humanos. Normalmente é feita de um tecido leve e resistente, mas, diferente das mochilas humanas, ela tem duas bolsas para distribuir o peso igualmente nas laterais do corpo do peludo e desta forma mantê-la estável enquanto ele caminha, já que ele anda na horizontal e não na vertical como nós.
     O uso da mochila é recomendado por diversos especilistas em comportamento canino ao redor do mundo, como César Millan e  Victória Stiwell 


Cão usando mochila
PARA QUE SERVE:

       A Mochila é importante para os cães em dois aspectos: O psicológico e o fisico.

       * Psicológicamente, a mochila servirá para o cão se sentir importante e valorizado, pois ele estará "trabalhando" para seu dono, carregando algo. Todo mundo que tem um cachorro sabe que ele gosta de trabalhar, afinal de contas, foi para isso que ele foi desenvolvido.
          Além disso  ela reduz a ansiedade;  um cão cansado é um cão feliz. Com a mochila, o passeio será muito mais proveitoso para o cão, e ele irá liberar toda a energia acumulada, ficando mais relaxado e submisso.
          A mochila também auxilia os  cães medrosos;  Ao se sentir importante com o trabalho, o animal se sentirá confiável e terá no que se concentrar, tornando -se mais seguro a cada dia.
          Outra vantagem da mochila é de diminuir comportamentos indesejados ,  como puxar no passeio, destruição e latidos desnecessários.  Tendo um desaio psicológico, o cão irá se focar em seu objetivo de carregar a mochila , tornando- se assim um cão mais submisso e satisfeito.

        * Fisicamente, a mochila é uma ótima alternativa para donos de cães com um alto nível de energia, e que não se cansam suficientemente com os passeios diários, ou donos que não tempo suficiente para passear com o cão, pois com o uso da mochila, a intensidade da caminhada pode triplicar; uma caminhada de 15 minutos, equivale a uma de 45 minutos.
         A mochila reduz o risco de seu pet ficar obeso, pois o exercício intenso faz com que ele gaste mais calorias.
        Outra vantagem física, é que a mochila fortalece a musculatura, seu cão ficará mais forte saudável e resistente, com um metabolismo mais eficiente.
         Além disso, a mochila serve para carregar as coisas necessárias no passeio, com suas chaves e o saquinho de necessidades do cão.


PRECAUÇÕES:

       O uso da mochila não possui restrições quanto a raça do cão, mas em certos casos algumas precauções são necessárias:

       - Filhotes com menos de 6 meses e cães velhinhos devem carregar pouco peso, pois não estão no auge da forma fisica e podem se machucar com facilidade.
       - Raças de dorso longo (Basset, Dachshound) só podem usar mochila se o dono tiver certeza de que o cão não tem nenhum problema de coluna.
       - Cães com Displasia Coxofemural devem consultar um veterinário para saber qual peso podem carregar sem sentir desconforto.
       - Cães com focinho curto devem carregar pouco peso , ou por pouco tempo, pois eles costumam ter problemas se expostos a exercícios muito intensos.

          Caso você tenha alguma dúvida sobre o uso da mochila, pergunte a seu veterinário, ou escreva  para nós petsebichosbr@gmail.com  


USO:

        Acostume seu amigão a usar a mochila aos poucos, faça tudo ficar mais agradável e associado com coisas boas.
       Nos primeiros passeios não coloque peso na mochila. Deixe o cão experimentar a novidade sem preocupações.
       Nunca coloque mais do que 10% do peso do seu peludo para ele carregar na mochila. Se seu cão  está super bem condicionado fisicamente e você acha que ele pode carregar um pouco mais de peso fale antes com seu veterinário.
       Distribua bem o peso para que as duas bolsas fiquem bem equilibradas.
       Ajuste as alças com cuidado para a mochila não ficar muito apertada, nem muito folgada e balançando de um lado para o outro. Sem o ajuste certo a fricção das alças com a pele pode acabar causando uma pequena assadura, principalmente onde as tiras tem contato com a parte do corpo em que o pelo é mais curto, como a barriga e o peito.
       Redobre os cuidados nos dias muito quentes e pare mais vezes para seu cão descansar e beber um pouco de água.



COMO ACOSTUMAR O CÃO:

        É  normal que os cães  estranhem e se rebelem toda vez que são obrigados a vestir algo pela primeira vez. Pode ser uma simples coleira de pescoço, uma roupinha, um cinto de segurança e, é claro, uma mochila. A maioria, no entanto, aceita a novidade super bem e não dá alteração nenhuma.
       Os comportamentos mais comuns neste primeiro contato variam de cachorro para cachorro e podem deixar os donos mais inexperientes preocupados, embora não exista motivo real para se preocupar. Alguns  vão virar estátua e ficarão totalmente imóveis e duros. Outros vão corcovear como cavalos xucros, ou vão ficar correndo de um lado para o outro, ou se esfregando nas paredes. Todos comportamentos normais e, na maioria dos casos, basta ter paciência e tornar a experiência uma coisa agradável, para o problema se resolver.
        No entanto, você pode evitar que estas reações aconteçam, com medidas bastante simples e práticas.
        - Ofereça pequenos pedacinhos de petisco toda vez que seu cão demonstrar que esta relaxando, e nunca tente consolá-lo ou fazer carinhos enquanto ele reage à mochila. Se ele demonstra comportamento rebelde ou inseguro o melhor a fazer é ignorá-lo e fazer de conta que a mochila é a coisa mais normal do mundo.
       - Não coloque nenhum peso na mochila. Deixe o peludo apenas se acostumar com a nova vestimenta por uns 4 passeios.
       - Se depois destes 4 passeios ele já estiver calmo e relaxado você pode começar a adicionar um pouco de peso, mas faça isso gradualmente, sempre respeitando uns 4 passeios de intervalo entre cada aumento de peso, e nunca ultrapassando dos 10% do peso total do seu cão.
       -  Usar saquinhos de areia, arroz, ou feijão é uma ótima maneira de começar a costumar seu peludo a carregar a mochila com coisas. Os saquinhos facilitam na hora de calcular o peso correto e de distribuir o peso igualmente nas bolsas.
A mochila torna o cão calmo e submisso.
      -  Quanto mais jovem for o seu cão, mais facil ele irá se acostumar, porém até caes bem velhinhos podem aprender a usar a mochila, basta ter paciência.




Derick Soares