17 de ago. de 2011

A Hora do passeio

Quando adotamos ou compramos um filhote de cachorro, muitas vezes ficamos ansiosos para podermos levá-lo para passear, seja a um parque ou mesmo dar uma voltinha no  quarteirão.
Porém, antes de sair com o bichinho, devemos seguir umas regras importantes para o bem estar dele...


       Em primeiro lugar, não podemos passear com ele antes do término do ciclo de vacinas, ou seja, antes de tomar as 3 doses de vacina ( Normalmente aos 4 meses). A rua possui muitos vírus e bactérias que podem fazer o cão adoecer, pois há cães que passam doentes, ratos, pombos, etc. Uma doença extremamente grave que ele pode contrair é a cinomose , que pode até matar. Com todas as vacinas em dia, ele não correrá o risco de se contaminar.
       Outro cuidado importante é em relação as pulgas e carrapatos.  As ruas são um local onde seu cão pode acabar pegando pulgas, por isso é bom  aplicar nele um anti-pulgas  periodicamente (frontline, mypet,etc)
        Provavelmente, nos primeiros passeios, ele sentirá medo, por isso tenha paciência e tome cuidado para não traumatizá-lo. No começo, uma voltinha em sua própria rua já é o suficiente.
     
      Seguindo os passos abaixo, você certamente terá um cão calmo e submisso nas caminhadas:


1-        Acostume- o desde cedo a usar coleira e guia, em casa, coloque e ande com ele, assim ele terá menos problemas.
 2-       Sempre que for sair de casa para passear, ensine- o a esperar calmo e submisso, não saia ou coloque a coleira com ele agitado. Isso evitará transtornos futuros.
 3-        Ao sair, o humano SEMPRE deve ser o primeiro a passar pela porta, assim ele entenderá que você também é o líder no mundo exterior.
Cesar Millan ensinando um cão a passear

 4-       Desde o primeiro passeio, faça com que ele ande ao seu lado, não na frente, assim ele aprenderá desde cedo,que  você que o leva para passear, e não o contrário. Você não deve deixar que ele passe o passeio todo cheirando o chão. Ele deve ter a hora de andar, e hora de cheirar; O dono deve indicar quando pode cheirar e por quanto tempo.
5-        Mantenha a coleira bem no alto da cabeça, assim você conseguirá controla- lo com mais sucesso, além disso, a coleira alta mantém a cabeça erguida, oque deixa o cão confiante e orgulhos (veja os cães de exposição). Coleiras peitorais não são indicadas para cães que estão aprendendo a passear.
 6-      O tempo que ele pode passar cheirando deve ser nessa proporção: 40% passeio- 20% cheiro- 40% passeio.
7-        Ao passear,concentre -se no momento; nesse tempo, esqueça seus problemas, e foque-se na "migração" com seu cão. Seja determinado, pois na natureza, o líder do bando segue em frente sempre com determinação.
 8-      Mantenha uma postura relaxada, pois se você ficar tenso, sua energia será transmitida até o cão pela coleira e ele irá te puxar.
9-        Não segure a guia com tensão durante todo o passeio, a tensão deve ser usada apenas para corrigir um comportamento indesejado, no resto, a guia deve ficar relaxada.
10-        Ao corrigir seu cão, puxe- o para o lado, não para trás; assim ele responde com mais facilidade.


      

     Essas são as principais coisas que você deve fazer para que o passeio seja estruturado e saudável para você e para o cão.
     Continuaremos publicando artigos sobre como passear com seu cão de maneira saudável. Fique ligado!

     Caso você tenha alguma duvida, relacionada ao passeio com seu cão, escreva para nós: petsebichosbr@gmail.com , ou se preferir, visite a página "Pergunte aqui" e deixe sua dúvida que responderemos com prazer.


VEJA ABAIXO UM VIDEO DO PROGRAMA "O ENCANTADOR DE CÃES" ONDE CÉSAR MILLAN MOSTRA COMO PASSEAR COM O CÃO.