23 de abr. de 2012

Filhotes Mordedores


É normal que um filhote, goste de brincar de morder, afinal, quando ele estava junto com seus irmãos de ninhada, as brincadeiras eram todos relacionadas a mordida, rosnado, caça, etc.

Quando a mãe cadela deseja dar uma bronca em seus filhotes, ela morde levemente seu focinho. Desta forma vemos que as mordidas são parte comum do aprendizado do filhote. Por isso é muito comum que aquele filhotinho que você acabou de levar para casa tenha o costume de morder. Ele costumava morder os irmãos dele, por que não morderia você? 

Alguns donos menos experientes costumam se assustar, e associar essas mordidas à agressividade.  Outros acham que essas mordidinhas são tão inofensivas, que não fazem nada a respeito. Como diz o velho ditado “nem tanto ao mar, nem tanto à terra”. As mordidas nada têm a ver com agressividade, mas nem por isso devem ser toleradas. Quanto mais cedo acabarmos com esse hábito, melhor. Pois se você não fizer nada, terá um cão adulto que sempre que quiser brincar irá te morder. E, acredite, essa “mordidinha” irá doer.

A coisa é bem simples: chame seu filhote para brincar, e na hora que ele te morder diga NÃO com firmeza, pare a brincadeira, empurre-o para longe de você, e se possível saia de perto dele. Espere 30 segundos, e faça tudo de novo: chame-o para brincar, até que ele te morda, daí você diz não, e sai de perto dele. Não vai demorar muito tempo até que ele perceba que o que faz com que você pare de brincar com ele é a mordida. Provavelmente ele fará algumas tentativas para saber se é isso mesmo.  Ele irá brincar sem te morder, e de repente ele irá te dará uma mordida super delicada. Diga não! O certo é que ele não te morda nunca, mesmo que seja uma mordida delicada. 

Se você fizer isto com freqüência, ele irá entender rapidamente. Mas o ideal é que todas as pessoas da casa ajam da mesma forma. É muito comum que crianças “se deixem” morder, só para continuar a brincadeira. Se você tiver crianças em casa, ensine-as a fazer a mesma coisa: se ele morder, elas devem parar a brincadeira. Como os filhotes adoram ter atenção, e adoram brincar, rapidamente ele deixará de morder. 

Outra coisa que costuma dar certo, para cães que insistirem em continuar a morder, é apertar a língua dele para baixo, com o dedão. Toda vez que ele te morder, você aperta a língua. Não vai demorar muito para ele parar de te morder.

Não tenha pena do seu cão por querer educá-lo. Um cão que não conhece limites vira um cão adulto muito chato.  E, invariavelmente, acaba ficando sozinho o dia inteiro, pois ninguém gosta de ficar, ou brincar, com ele.


Filhotes costumam morder até os 4 meses

Outro fator que pode causar mordidas, é a coceira gerada pelo crescimento da dentição; Nesse caso, é bom oferecer ao filhote alternativas para morder, senão ele irá com certeza atacar seus móveis. Ossinhos e brinquedos de borracha para cães costumam ser excelentes mordedores para o filhote.

Normalmente, essa fase de morder tudo passa após os 4 meses de idade.