Este pequeno animal é originário das mais altas planícies dos Andes. A Chinchila é um animalzinho que não faz muito barulho, muito menos exala aquele cheirinho desagradável.
É uma das opções para quem procura um pet, mas não tem espaço em casa e não quer incomodar os vizinhos com a barulheira ou com o odor característico.
Para cuidar de uma Chinchila você vai precisar apenas de alguns minutinhos diários de dedicação e muito carinho.
Aparentemente, a Chinchila é um animal estranho, indiferente aos humanos, mas quando cuidada desde filhote, entende algumas palavras de seu proprietário e atende até pelo nome.
É um animal de hábitos noturnos, ela dorme a maior parte do dia para estar com a pilha acesa depois do pôr do sol, quando gosta de comer, brincar, correr e também, se enfiar nos buracos, na máquina de lavar roupa, roer fios elétricos e fazer muita arte. Por isso fora da gaiola, seus passeios devem ser vigiados com atenção. Fora detalhes como estes, é um animal muito fácil de criar dentro de casa.
A Chinchila tem um comportamento excelente para um animal de estimação: é pacífica, calma, não faz barulho e adora companhia, seja de outras Chinchilas ou de seus donos, mas não a importune em horários impróprios, pois ela irá se defender com uma dentada. Dentes, aliás, que precisam ser desgastados. A maioria dos criadores de Chinchila recomenda que para fazer isto, basta colocar dentro de sua gaiola um pedaço de casca de coco seca, caso isso não cause efeito é necessário visitar um veterinário.
As Chinchilas, às vezes também se defendem de uma forma diferente, mas eficiente, quando incomodadas, elas atiram um jato de xixi certeiro no rosto da pessoa, por isso se ela não quiser “conversa” não insista.
Não é aconselhável colocar na mesma gaiola casais de Chinchilas, porque podem brigar. É aconselhável que eles fiquem em gaiolas próximas uma da outra.
Uma gaiola aconchegante, com alguns brinquedos, escadas, banheira e tocas, que seja limpa diariamente, pois ela gosta de higiene, sempre!
A Chinchila necessita de uma ração balanceada, devem comer rações próprias para elas, 15 gramas diárias de ração são suficientes para alimentá-la. Podem ser dados alguns alimentos complementares como: uva-passa, ameixa seca, banana, maçã, pêra, coco e alfafa seca. Nunca ofereça complementos em excesso. Água limpa e fresca , sempre à vontade.
A Chinchila é um animalzinho muito limpo, gosta de tomar banhos todos os dias, mas seu pêlo não pode ser molhado com água. O seu banho de banheira deve ser feito com pó de mármore ou carbonato de cálcio ( espécie de talco que absorve a oleosidade da pele ), diariamente. Embora ela saiba tomar banho sozinha é preciso zelar pela qualidade e limpeza deste pó.
A Chinchila só suporta temperaturas amenas. em regiões muito quentes, ela não sobrevive, a não ser que fique em um local refrigerado, com temperaturas entre 15 e 20 graus C. Além disso ela prefere lugares secos, ( a umidade prejudica a sua pele e pêlos ) bem ventilados e abrigados do sol, que merece apenas alguns de 10 minutos, pela manhã.
A Chinchila não enxerga bem, mas em compensação, consegue captar tudo o que acontece ao seu redor através de seus longos bigodes, por isso, não os corte nunca!
Tímidas por natureza e com bigodes apurados, ela percebe quando pessoas estranhas estão por perto e prefere o anonimato de sua toca a visitas sociais.
As Chinchilas, quando mantidas em boas condições de higiene, não apresentam doenças. Caso apareça alguma sinal de anormalidade procure logo um veterinário.
Sua expectativa de vida é de até 15 anos.
Exemplares de Chinchila
Katheryne Soares
|