Uma das funções dos adestradores, é ensinar seus alunos de quatro patas à executar comandos ou truques, como: Senta, Deita, Fica, Comprimente, etc. Mas poucos donos de cães contratam o serviço com essa finalidade. Alguns até consideram isso perda de tempo, afinal, seus cães não irão trabalhar em um circo.
Nesse artigo, mostraremos as vantagens que o ensinamento de truques aparentemente “bobos” podem trazer a você e a seu cão. As vantagens indicadas aqui, se referem ao método de adestramento onde o cão recebe reforços positivos quando age de acordo com o solicitado.
1. MELHOR COMUNICAÇÃO ENTRE HOMEM E CÃO
O Adestramento torna o cão mais atento. |
Ao ser adestrado, o cão aprende também que os seres humanos se comunicam através de gestos e palavras; assim ele entende que agindo de alguma maneira, ele pode conseguir determina coisa com seu dono. Cães adestrados normalmente observam mais as nossas reações, costuma olhar diretamente em nossos olhos, como que para tentar descobrir o que estamos querendo dizer. Essa reação, que o cão aprende naturalmente, devido ao adestramento faz com que nosso cão conheça –nos cada vez mais e assim aprenda muitas coisas sozinho,como por exemplo, não mexer naquela mesinha, pois percebeu que seu dono “arreganha” os olhos toda vez que ele se aproxima dela.
Para o humano, a grande vantagem é que podemos perceber qual a maneira mais fácil de sermos entendidos por nossos cães, e assim transmitir informações a eles com mais sucesso.
2. EXERCÍCIOS
Quem visita nosso blog com frequência, sabe como incentivamos as pessoas à fazer com que seus animais se exercitem, pois exercício é fundamental para que o animal não fique frustrado e estressado.A Grande maioria dos cães pratica menos exercício do que o necessário, tanto físico como mental; Assim, sempre que possível devemos proporcionar a eles tarefas e estímulos para descarregar a energia acumulada e evitar o sedentarismo e a obesidade. A execução de truques é uma maneira de aliviar essa necessidade de exercício.
Por isso, não hesite em mandar seu cão procurar o brinquedo ou buscar o jornal em troca de reforços positivos (que podem ser desde petisco até carinho), mesmo que no começo ele demonstre certa preguiça, no final será bom para ele.
3. ESTÍMULO À OBEDIÊNCIA
Sempre que nosso cão é recompensado pela execução de um truque, a obediência também é automaticamente recompensada. Obedecer se torna cada vez mais prazeroso e estimulante. Essa é uma maneira muito boa de mostrar sua liderança, pois ele percebe que nós temos o controle sobre diversa coisas importantes para ele , ou seja, ele nos acha “muito poderosos”. Claro que não podemos esquecer que algumas raças de cães possuem naturalmente um comportamento mais dominante, assim pode acontecer de ele recusar –se a obedecer, mesmo que em troca de petiscos. Nesses casos, basta ter paciência e não ceder ao desejo do cão.
4. TUDO SOBRE CONTROLE
Praticar truques pode substituir comportamentos indesejados do cão perante certas situações, como puxar no passeio, pular em visitas, etc..
Quando recebe uma visita, você pode dar ao cão o comando SENTA e depois FICA – Assim ele aprenderá que essa é a maneira de receber algum amigo da família. Lembre –se de sempre que ele te obedecer, recompensa –lo com reforços positivos.
Se o cão costuma puxar demais no passeio, o comando JUNTO pode ser extremamente interessante.
Lembre –se: Para adestrar seu cão, escolha um profissional de confiança,e antes de matricular seu cão, vá a algumas seções para observar quais métodos ele utiliza. Se não ficar totalmente satisfeito, o melhor é buscar outro adestrador.
Se tiver tempo e paciência, você mesmo pode adestra –lo; Existem diversos livros que ensinam como ensinar seu cão. Estamos à disposição para ajudar, caso você tenha alguma dúvida, ou queira alguma dica.
O mais importante para ensinar seu cão são a paciência, a determinação e a disciplina. Quando for ensinar algo para ele, lembre- se de estar Calmo e Assertivo!
Um Grande Abraço,
Derick Soares