14 de mar. de 2013

Por que meu cachorro tem problemas?

Estou entediado!!

Como saber se seu cão é instável?
Ele fica agressivo na presença de outros cães, em passeios e em parques. Ou uiva sem parar quando você sai de casa. Ou foge compulsivamente. Tudo isso é intrigante para você, porque o cão da família, em sua infância, era perfeito – ou, pelo menos, é assim que você se lembra dele. No brilho opaco de sua memoria, seu querido Rex era calmo, obediente e não se preocupava em ser o centro das atenções. Era naturalmente sociável e sempre se relacionava bem com as pessoas e cães desconhecidos. Ele brincava de pegar com a bolinha de tênis, andava a seu lado até a escola e nunca fazia xixi dentro de casa.
Então porque meu cachorro atual cava buracos no jardim? Por que ele se esconde embaixo da mesa quando o caminhão de lixo passa? O que há de errado com ele quando começa a girar sem parar, ao ficar entusiasmado?  A maioria das pessoas que têm cães instáveis simplesmente aceita que seu cão nasceu com alguma coisa faltando, ou que tem algum tipo de problema mental. Ou, se você adotou de alguma instituição de proteção aos animais, cria uma história – diz que ele teve uma experiência tão traumática no passado que nunca mais vai conseguir esquecer as terríveis agressões que sofreu durante aqueles anos solitários e sombrios, antes de conhecer você. Por isso, é claro, ele nunca será estável, e você não deve reclamar, mas se manter tolerante e sentir pena sempre que ele urinar no sofá quando você liga a televisão. Como você pode criticá-lo quando ele morde alguém que se aproxime de sua comida, sabendo de tudo que ele passou em sua  vida curta, porém traumática?  Você decide que precisa pagar o preço de viver com um cão instável, por causa de tudo que aconteceu com ele antes. Você deve isso a ele.

ELES SÃO TODOS ÓTIMOS CÃES

Na verdade os cães não se sente mal em relação ao passado. Não remoem lembranças ruins. Nós somos a única espécie que faz isso. Os cães vivem o momento. Se eles se sentem seguros e protegidos no momento, então qualquer comportamento condicionado do passado pode ser recondicionado, desde que tenhamos tempo, paciência e consistência. Os cães seguem em frente – geralmente muito rápido. Como tudo feito pela Mãe Natureza, eles naturalmente querem retomar o equilíbrio. Geralmente somos nós que, sem perceber, impedimos que esse equilíbrio ocorra.
Somos seres humanos, e uma das coisas mais bonitas de nossa espécie é o fato de termos empatia. Quando alguém – incluindo um animal – com quem nos preocupamos está sofrendo, nós nos sentimos mal por ele. Sofremos quando ele sofre.


Ih!! Que bagunça !!!
Victor Soares