16 de ago. de 2012

Cuidados com as patas dos cães

Aprenda  algumas dicas sobre o que fazer caso seu cãozinho sofra um ferimento nas patas, e ainda como evitá-las.


Preste atenção nas patas de sue peludo.
 As lesões nas patas de cães podem variar de abrasões, bolhas, queimaduras, úlceras, rasgos, perfurações e lacerações. É muito importante analisar em  que tipo de superfície o seu  cão costuma andar.       
  Concreto, por exemplo, pode ser áspero e se aquecer rapidamente, durante épocas de calor, podendo assim, causar queimaduras e bolhas nas almofadinhas dos cães. Pedras, areia e cascalho também podem ferir as patas; e pisos muito escorregadios, podem causar displasia coxo-femural em cães mais pesados.
  Os sinais clínicos mais comuns de dor nas patas são: mancar, lamber a pata e sangramento.
  Qualquer ferimento mais sério que um abrasão superficial deve ser tratado imediatamente pelo seu veterinário de confiança, pois as almofadas das patas não cicatrizam da mesma forma que a pele normal.
  No caso de ferimentos leves, que podem ser tratados em casa, o melhor a fazer é lavar suavemente a pata afetada em água fria, removendo qualquer resíduo existente, seguido de aplicação de uma pomada antibacteriana. Por fim, envolva a pata ferida com uma atadura veterinária, para evitar que o machucado se suje e infeccione.  O curativo deve ser mantido limpo e seco  e trocado diariamente, até que a ferida se cicatrize.

fonte: www.cesarsway.com
          Henry Cerny 
Victor Soares